quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Algumas curiosidades sobre a cor azul




Resultado de imagem para ceu azul


Oi gente

Qual a sua cor preferida?

A questão de gosto e preferencia e é algo que algumas vezes disperta até discussão. Como somos seres únicos e singulares falar de preferência por isso ou aquilo tem sim um porquê.

Por que será que uns gostam do amarelo, outro do preto, outros do branco?

A realidade é que sem perceber, mesmo que você não tenha essa certeza, você tem lá a sua preferência por alguma cor. Agora o porquê que isso acontece, é motivo para falarmos em outro post

Hoje quero falar sobre a cor azul que está entre a minha preferida e algumas curiosidades a respeito dela... 



Eu, particularmente, adoro o azul e o branco. 



Embora eu goste de outras cores também, pois o colorido me fascina, não é a toa que curto muito as artes e tudo o mais que envolva as cores.

Mas tem aquelas que definitivamente a gente não gosta. Não é mesmo?  Para mim é a cor Roxa e o lilás, pelo menos até hoje essas cores não me pertencem. 

Isso não quer dizer que nunca vou usar, que nunca poderei gostar de algo que tenha essas cores como detalhes, mas ao mesmo tempo o que é um roxo para mim e um roxo para você? Por exemplo, gosto da cor beterraba que é próximo do roxo, mas não gosto do roxo. Louco isso né? Por que? Eu já descobri, no meu caso o por quê e inclusive já falei a respeito em outro post. 

Resultado de imagem para tons de azuis

Os tons de azuis nos mais diversos objetos eles se tornam bonitos, essa foto dessa cadeira por exemplo foi tirada em San Diego, na Old San Diego, arte de um artista local.




Aqui seguindo o mesmo estilo do artista essa pequena mesinha.

Resultado de imagem para azulejos portugueses

Acredito que esse meu gosto pelo azul me diz respeito a amplitude, a imensidão, aquilo que se torna infinito no olhar, como é o caso do céu na cor azul, e do mar que nos remete a cor azul. Creio que isso me faz gostar do azul que é algo desafiante e ao mesmo tempo reconfortante.
Essa peça de cerâmica em azul em branco, com diversos tons de azul é a técnica do borrão português. Eu curto muito e sei pintar assim, qualquer hora fotografo aqui as minhas peças, mas essa é também desse artista de San Diego. 





Mas hoje vim aqui falar dessa cor azul, que inclusive no fashion week de New York estão falando dessa cor que já é tendência nesse ano de 2015/2016. Amei.






Pois é gente, mas eu faço parte de 45% da população mundial que preferem a cor azul. Para você ter uma ideia o azul nos remete a calma, simpatia, harmonia e fidelidade. Você sabia que a cor azul apresenta 111 tonalidades.

Mas ela também teu seu ladinho negativo, pois representa o frio, a tristeza e até mesmo a depressão. Se você observar as letras das músicas de "Blues" os cantores só falam de tristezas profundas e sem conforto.




Algumas curiosidades para você sobre a cor azul:



Resultado de imagem para azulejos portugueses

 Pintar o quarto de tom de azul garante uma noite de sono mais profundo e em quartos de bebê promovem menos choro e deixa o bebê mais calmo também.

Resultado de imagem para house beautiful blue rooms


 O índigo das calças jeans por exemplo dá uma sensação de liberdade e autonomia.

Resultado de imagem para calça jeans
A cor azul marinho, por exemplo, inspira muita confiança, por isso é muito utilizado em uniformes como os da marinha, como em pilotos de avião.


Resultado de imagem para Uniforme da marinha


Picasso teve um tempo onde ficou famoso pela sua fase azul - só pinto com o azul

Resultado de imagem para quadro de picasso fase azul

A cor sagrada do Hinduismo é a azul.

Resultado de imagem para azul do hinduismo



Era isso por hoje gente

Um abraço.




Nenhum comentário:

Postar um comentário