sábado, 6 de junho de 2015

CONHECENDO UM POUCO SOBRE PORCELANA




(Esta foto ao lado é uma pintura de minha professora Alice Morioka), demonstrado na exposição de 2008 em Londrina - Paraná)


A porcelana assim como a cerâmica tem como base a argila. A porcelana é uma variedade da cerâmica, dura e resistente, branca, as vezes translúcida que é preparada através de uma mistura triaxial de caulim, feldspato e quartzo.

Caulim O termo caulim (china clay ou também Kao Ling)  se refere a uma colina ao norte da China, onde o material é obtido. É formado essencialmente pela caulinita e apresenta, em geral, cor branca ou quase branca, devida ao baixo teor de ferro. É um dos seis minerais mais abundantes do topo da crosta terrestre (profundidade até 10 metros




Caolim
Feldspato Feldspato é o nome de uma importante família de minerais do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.


O quartzo é o mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.).), O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. É classificado como tendo dureza 7 na Escala de Mohs. Apresenta as mais diversas cores conforme as variedades. Peso específico 2.65. Sem clivagem, apresentando fractura concoidal. O nome "quartzo" é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã "quarz", que por sua vez será de origem eslava.


Quartzo leitoso

Então gente para compor a massa da porcelana usa-se as seguintes proporções:
Argila - 10%
Caulim - 40%
Feldspato - 25%
Quartzo - 25%








Nenhum comentário:

Postar um comentário