segunda-feira, 8 de junho de 2015

ESCÓCIA - I

ESCÓCIA


 A  EXPERIÊNCIA DE MORAR UM TEMPO NO  EXTERIOR.



Muitas vezes fui questionada sobre a minha experiência de viver um tempo fora do nosso país.

Hoje resolvi escrever sobre isso:

Embora isso tenha acontecido em 1994, não deixou de ser uma experiência interessante principalmente se levar em conta as limitações da época.

Como fui parar na Escócia? O meu marido foi fazer o seu mestrado lá.

Na realidade fiquei apenas 7 meses, pois trabalhava em uma empresa de economia mista, considerada uma boa empresa, a qual não compensava abandonar o emprego naquele momento. Sendo assim, peguei 6 meses de licença sem vencimentos e mais 1 de férias.

Havia pouco tempo que tinha perdido meu pai, e lá fomos nós eu, minha mãe e tres crianças, uma de 7, um de 3 e uma de 2 anos. 

Devemos lembrar que em 1994 as facilidades das tecnologias,  hoje  disponíveis, ainda não eram acessíveis a toda a população

Para não se tornar cansativa a história, resolvi dividir em capitulos:

Capítulo I - A nossa chegada.

Primeiramente em Londres, Aeroporto de Heathrow

index


Para se ter uma idéia do tamanho do Aeroporto em Londres, olha o mapa abaixo:



























Chegamos em Londres em dezembro, essa já foi a primeira realidade que nos deparamos que era o frio e a convivência com a neve. O Aeroporto de Londres, imenso e eu com 3 crianças, minha mãe e um inglês (pobre), vamos dizer assim  básico, de pura sobrevivência. Sobre o país que estava indo o que sabia? Apenas que os homens usavam saias, o frio era imenso e que ali se fabricavam o whisky escocês, considerados os melhores do mundo.

Em função da minha decisão de não perder o meu emprego, optamos por dividir o tempo ausente do meu marido e intercalá-lo para superar as saudades e toda a falta que um marido e um pai faz na família, principalmente com crianças pequenas.

Sendo assim, quando cheguei na Escócia já havia se passado 4 longos e sofridos  meses de distância sem meu marido e sem o pai das crianças, pois o mesmo havia iniciado o mestrado e nesse momento nos aguardava, na cidade de Aberdeen, na Escócia.

As saudades eram muito grandes, o que ajudou a  eu superar todos os medos possíveis  e a encarar essa aventura em nossas vidas.  E, talvez por fazer parte da minha personalidade gostar de novidades, viajar, encarar desafios e, aquilo estava sendo tudo de bom.

Vocês podem imaginar como foi controlar 3 crianças em todo o percurso da viagem... "Só por Deus" e muito pique .....

De Londres, pegamos um novo avião com destino a Aberdeen. Saímos do verão de dezembro no Brasil e enfrentamos um frio imenso.

Enfim, lá estava meu marido, com roupas especiais para todos nós nos esperando e alguns amigos brasileiros para nos dar as boas vindas... Sabe essas coisas de filme e novela? Realmente o nosso reencontro foi muito emocionante, choro mesmo de alegria. Criançada pulando encima do pai e tudo festa.

... kkk...  foi muito lindo esse momento mágico de reencontro da família.   Aquela sensação de estarmos juntos novamente, e de que tudo sempre vai dar certo e vale muito a pena. Os  amigos brasileiros, estudantes de mestrado e doutorado, onde nesse período fizeram parte da nossa convivência, estavam lá presenciando essa chegada. 

Aberdeen se localiza bem ao norte da Escócia. Pelo mapa voces podem reparar onde fui parar... 


MAPA DO REINO UNIDO









































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário