sexta-feira, 12 de junho de 2015

ESCÓCIA III - A dificuldade da língua



ESCÓCIA

A EXPERIÊNCIA DE MORAR UM TEMPO NO EXTERIOR





Então gente, falando mais um pouquinho da minha experiência, gostaria de comentar sobre a dificuldade da língua. Sempre gostei e tenho preferência pela língua francesa. A lingua  inglesa entrou na minha vida mais pela necessidade e não por opção. Estudar uma língua requer muita disciplina e você somente entende o valor disso quando se defronta com as possibilidades que uma segunda língua te permite.

Entre a língua inglesa Britânica  e a Americana prefiro e acho mais elegante o Inglês Britânico me parece que as palavras são melhores articuladas e são faladas com mais calma, possibilitante uma escuta melhor. Sendo assim, pensava que não teria dificuldades grandes com  a língua, uma vez que no primeiro momento eu iria necessitar apenas o nível básico do inglês, ou seja o inglês para sobrevivência. Mas, " sempre tem o mas " ,  entre a teoria e a prática as coisas não são bem assim...

Quando me me deparei com a língua inglesa na Escócia, simplesmente não entendia nada, literalmente nada. 

Aí vem aquela sensação: Que língua é essa que esse povo está falando??? Eu tinha a impressão que eles emitiam um tipo de "soquinho" na fala. Percebi, então, que quando eu falava ninguém entendia nada. Imaginem a situação. Você aprende de um jeito, sabe o que está falando e percebe que o outro lado não está te entendendo e pior,  não se esforça nem um pouquinho pra te entender, simplesmente dizem: Sorry...

Só para citar um exemplo: Você aprende aqui  no Brasil,  How are you? Mas você escuta lá: U a you, isso muito rapidamente falado. Aí que vem o problema...U a you? O que é isso que acabo de escutar??? E  mesmo dentro de um contexto, muitas vezes, é  estranho e não dá para pegar o significado. Gera muitas dúvidas...

Diante desse fato,  observei o quanto a gente era mal preparado nas escolas de inglês com relação a pronúncia, até porque na minha cidade na época ainda não havia muitos professores de inglês que tinham uma experiência fora do país. Ler era tudo de bom, escrever você sempre tinha uma ajuda da gramatica por perto, mas falar e fazer-se entender era o maior desafio no inicio. 

Moral da história, me matriculei em um curso de inglês o mais rápido possível, 3 vezes por semana, na parte da manha. Na foto abaixo enfrentando o frio e essa neve  para ir as aulas.
Deixava as crianças com minha mãe no apartamento e lá  ia eu aprimorar meu Inglês. Foram gratificantes essas aulas. Os colegas de sala eram pessoas vindas de diversos países, o que deixavam as aulas bem interessantes. 

Além das aulas de inglês, tive a oportunidade de fazer novas amizades com essas pessoas, me proporcionando não somente a aprendizagem da língua, mas também da troca de conhecimentos sobre as diferentes culturas.

Agora vocês imaginem aprender inglês, em uma mesma sala, com colegas libanês, chinês, japonês, chileno, africano e etc., cada um com seu sotaque típico, isso  era muito divertido...Mas o legal desse grupo é que todos nós estávamos lá para o mesmo objetivo: aprender o mais rápido possível a se comunicar naquela cidade.

Passando as primeiras dificuldades do início, pude organizar uma rotina na semana que funcionava muito bem. 

Minha Rotina na Semana:


Segunda, quarta e sexta - aula de inglês de manha e a tarde pegava a Gabi (7 anos) na escola e passeios com as crianças, e a noite com meu marido 2 vezes íamos ao super mercado ( que delícia fazer o sacolão onde não precisava escolher as frutas, legumes e verduras, tudo da melhor qualidade).

Na terça e quinta-feira era dia de lavar as roupas, éramos 3 adultos e 3 crianças e haja roupa. Fazíamos desse momento também um passeio. Íamos eu, minha mãe e as crianças.

Colocava as sacolas de roupas no carro, a criançada  e íamos a uma lavanderia da Universidade e lá passávamos um bom tempo lavando as roupas nas máquinas e nas secadoras. As crianças curtiam bastante e enquanto as máquinas trabalhavam, havia um parque grande por ali, onde elas aproveitavam o espaço livre para brincar. Antes de voltarmos para casa, sempre parávamos em um Mc Donalds para um lanchinho. 

E nos finais de semana saímos viajando pelo país, conhecendo os castelos que são muitos por lá e apreciando as belezas naturais desse encantador país.










Finais de semana dia de passear - Aqui fomos a uma estação de esqui- e juro que acho lindo, mas sou brasileira  e esquiar não é para qualquer um. Achei muito dificil só com muito tempo de treinamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário